quinta-feira, 12 de julho de 2012

Linguagem das Cores

A cor é uma das mais importantes formas de expressão. Através dela demonstramos nossa personalidade, humor, criatividade e sentimentos. Cor é vida. Ela mantém uma forte relação e influencia sobre as nossas percepções. A cor tem poderes estimulantes e energéticos ou calmantes e relaxantes. Seu uso na decoração determina a energia dos ambientes, influenciando o comportamento e harmonia das pessoas que neles vivem ou circulam. Portanto, ao compor os ambientes, alem de observar as cores que estão se destacando no cenário da decoração, é importante considerar as energias que emanam de cada uma delas.

Vermelho
É a mais excitante das cores. Sua mensagem é sempre ardente e passional. Significa alegria, fascínio, excitação, dinamismo, calor, amor e desejos intensos. Vermelho nos cobra atenção incentiva o romance, aumenta a percepção de tempo e dispersa a disciplina. Cor associada ao movimento, ideal para pessoas informais e extrovertida.

Laranja
Essa cor esta ligada as sensações de energia e calor. Associada ao outono, ciclo de renovação da natureza, é símbolo de vitalidade. Estimula o paladar e provoca aumento de apetite, tornando-a ideal para redes de Fast-food. Muito usada por pessoas expansivas, determinadas e originais.

Amarelo
Ideal para chamar a atenção. Associada ao sol e ao ouro significa calor, luz, prestígio e otimismo. Depois do branco é a cor que mais reflete a luz incidente. É estimulante e nos faz ficar atentos, portanto é muito utilizada em locais de estudo e em paredes onde se queira destacar um objeto de arte.

Verde
É conhecida como “acorde harmonioso entre o céu e o sol”. Devido ao seu domínio na natureza, as pessoas se sentem melhor em ambientes verdes. Estimula o sentido do olfato e nos faz associá-la ao frescor e à limpeza. Promove o equilíbrio, a tranqüilidade e o descanso.

Azul
É a cor que transmite calma e frescor, tornando qualquer ambiente relaxante e agradável. Simboliza confiança, harmonia, afeto, amizade, conhecimento e autoridade.

                                                      Violeta
Por ser uma mistura de vermelho e azul, provoca emoções opostas. Os tons mais claros mais claros são delicados e nostálgicos, enquanto os mais escuros são excitantes e sofisticados. Os avermelhados são dinâmicos e os azulados induzem a clama e a contemplação. Esta associada ao esplendor, misticismo e excentricidade.

Marrom
Por ser uma mistura de outras cores, o marrom tem uma conotação de amizade e cordialidade. É açor da terra, da madeira e das raízes, inspirando conforto, segurança e determinação. É uma cor neutra clássica e seus tons claros formam a família dos beges e cremes, muito usados em combinações com cores fortes.

                                                      Cinza
É a cor da neutralidade, pois sempre destaca as outras cores sem influenciá-las. Simboliza solidez, verdade, sucesso, seriedade e força. Estimula a criatividade, porém, um ambiente excessivamente cinza pode se tornar monótono.

Branco
É a cor da pureza, da paz e da liberdade. Símbolo da perfeição transmite calma,
frescor e limpeza.


                                                      Preto
É o oposto da luz. É uma cor autoritária e dominante. Nunca é ignorada e sempre causa impacto. Pode significar medo e tristeza, mas também é sinônimo de glamour e sofisticação.




fonte: Catálogo Lukscolor Seasons Collections.

Nenhum comentário:

Postar um comentário