domingo, 19 de agosto de 2012

Apartamento pequeno?

Apartamento pequeno? 12 truques para expandir seu ambiente

Você tem um apartamento pequeno? Nem tudo esta perdido. Confira as dicas para aumentar o seu espaço sem precisar quebrar nada. Com apenas uma decoração correta, você pode diminuir a sensação desagradável de morar em um lugar apertado.

1°dica: Evite o forro de gesso. Forros diminuem o pé-direito dos apartamentos, piorando a sensação de aperto. Se precisar abrir mão do forro para ter um bom pé-direito, você precisará deixar de lado as lâmpadas embutidas: troque-as por pendentes decorativos. Mas sem exagerar na quantidade: bastam até duas peças duplas por ambiente.

2°dica: Use móveis grandes. Uma grande quantidade de móveis pequenos faz você sentir-se morando em uma casa de bonecas.  Por isso, decida antes de montar a casa, como cada ambiente será usado. E compre móveis maiores para atender às principais necessidades.

3°dica: Tome cuidado com as mesas de centro. Escolha mesas de centro que não atravanquem o caminho. A mesa deve permitir espaços de no mínimo 60 cm para circular entre os móveis. Para isso, vale investir em formatos inusitados: mesas compridas e estreitas, ou formadas por um agrupamento de mesas menores.

4°dica: Diminua o número de ambientes. Divisões em excesso aumentam a sensação de aperto. Por isso, nada de compartimentar: concentre várias funções em um mesmo ambiente. Para permitir bons momentos de privacidade, incremente os quartos com soluções como TVs finas e bancadas de trabalho para laptop.

5°dica: Use os tapetes na maior dimensão possível. Envolva todos os móveis do ambiente em um só tapete. Tapetes pequenos dão a impressão de estar em um espaço cheio de divisões – e, portanto, mais apertado. Além disso, atravancam o caminho, atrapalhando, por exemplo, na hora de arrastar uma cadeira.

6°dica: Se não quiser tapetes grandes, deixe o piso à mostra. Nesse caso, revista o chão com madeira.

7°dica: Acomode os objetos em armários ou estantes baixas e horizontais. Linhas horizontais parecem ampliar o ambiente. Por isso, troque prateleiras até o teto por estantes compridas e baixas.




8°dica: Reserve a parte de cima das paredes para objetos delicados. Evite poluir a parte de cima das paredes com muitos enfeites ou móveis com grandes superfícies lisas (por exemplo, estantes altas ou armários profundos). Essas peças parecem pesadas e tornam o apartamento mais apertado. Troque-os por peças delicadas, como quadros e fotos ampliadas. Ou deixe o espaço vazio.

9°dica: Instale móveis suspensos. Enxergar o chão – ou o tapete -desaparecendo debaixo dos móveis faz o espaço parecer maior. Vale à pena embutir os móveis nas paredes. Mas evite prendê-los no teto: desinstalar os móveis exigirá muito quebra-quebra, caso você queira mudar o layout do ambiente depois de pronto.

10°dica: Pinte paredes e teto de uma só cor.


11° dica: Cores claras transmitem a sensação de que o ambiente é maior. Caso pretenda colocar muitos quadros na parede, escolha tinta branca.  Se optar pelo cinza, aplique tons quentes, próximos do bege, para não deixar o ambiente frio. Fujam dos beges amarelados – muito usados na decoração há 20 anos, esses tons saíram de moda.

12°dica: Cubra superfícies inteiras com espelhos. Espelho bem usado desaparece no ambiente: você precisa olhar uma segunda vez para perceber que a peça está lá. Para conseguir esse efeito, fujam dos espelhos com formatos inusitados e com bisotês (os chanfros cortados no vidro). Também evite instalar o espelho atrás da TV, para não desviar a atenção do aparelho. E use o espelho no maior tamanho possível – de preferência cobrindo uma parede inteira ou uma porta de armário.



Fonte: http://casa.abril.com.br/materia/decoracao-por-diego-revollo?utm_source=redesabril_casas&utm_medium=facebook&utm_campaign=redesabril_casaclaudia#2

Nenhum comentário:

Postar um comentário